8 Alimentos que Diminuem a Ansiedade
- Rayssa Araújo

- 7 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
Está cada vez mais difícil manter a calma? Todo mundo vive dizendo que você é uma pessoa ansiosa? A ansiedade provoca uma bagunça nas emoções e de quebra ainda reflete na saúde. Quando em excesso, ela desencadeia a sensação de mal-estar e te impede de viver a vida com mais leveza, sem tanta angústia em relação ao que ainda está por vir. Sabia que a alimentação também pode ajudar a diminuir a ansiedade?
Conhecer os alimentos que auxiliam no controle da ansiedade é fundamental. Confira a importância do consumo desses alimentos para combater a ansiedade, bem como os males que dela decorrem.
1. Frutas cítricas
Presente em grande quantidade nas frutas cítricas, o ácido ascórbico — ou a popular vitamina C — ajuda a minimizar os efeitos da ansiedade porque atua diretamente na redução do cortisol. Assim, o consumo desse grupo de frutas deve ser estimulado porque promove melhoria no desempenho das funções cerebrais.
2. Banana
Essa fruta contém grande quantidade de triptofano, um aminoácido essencial para ajudar na liberação da serotonina. A serotonina é uma das substâncias responsáveis pelo bom humor.
Desse modo, a ação dela se torna imprescindível para minimizar e aliviar os sintomas da ansiedade e também da depressão.
3. Amêndoas, castanhas e nozes
Além das vitaminas e proteínas, os minerais também desempenham importante papel para assegurar o bom funcionamento do organismo. Para efeito de controle da ansiedade, o consumo de frutas secas — como as amêndoas, castanhas e nozes — adquirem grande relevância, já que são fontes de minerais precursores de reações orgânicas necessárias à liberação da serotonina.
4. Espinafre
O espinafre é rico em ácido fólico, cuja função antidepressiva natural é relevante no combate aos sintomas da ansiedade.
5. Chocolate
O chocolate — principalmente o amargo — possui flavonoides em sua composição: um antioxidante que também favorece a produção de serotonina. Nos níveis ideais, a serotonina aumenta a sensação de leveza e de bem-estar, melhora o humor e diminui os efeitos negativos da ansiedade sobre a mente e o corpo.
6. Leite e derivados
O triptofano, aminoácido essencial para reduzir os problemas emocionais, também está presente em grande quantidade no leite e em seus derivados. Por isso, uma das formas de melhorar o enfrentamento dos sintomas da ansiedade é aumentar o consumo desse nutriente.
7. Carnes e peixes
As carnes e os peixes são os alimentos com maior fonte natural do aminoácido triptofano. Como visto, a função desse aminoácido — juntamente com algumas vitaminas do complexo B e o magnésio — é atuar na produção de serotonina. A serotonina, além de ser fundamental para regular os níveis da ansiedade, também exerce importância no controle do sono e das sensações de humor.
8. Camomila
O chá de camomila é comumente usado como remédio devido a suas propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas, antioxidantes e relaxantes. Além disso, existe a crença de que os flavonoides presentes na camomila têm propriedade capaz de controlar os sintomas da ansiedade. Estudo recente comprovou essa teoria, mas alertou para o fato de que o consumo de camomila não impede novos episódios de ansiedade.
Gostou das dicas? São alimentos encontrados facilmente e que conseguimos incluir em nosso cardápio.
Acesse também o meu canal no Youtube. Lá posto vídeos semanais que te ajuda a reduzir e controlar a ansiedade.




Comentários